O Projeto
Institucional
Há três anos e meio o Coletivo Soylocoporti e alunos da UFPR vem atuando na Comunidade Quilombola de João Surá, inicialmente através de um projeto de extensão. Esse antigo projeto teve maior crescimento na parceria realizada a partir de dezembro de 2007 entre o Soylocoporti e a ELETROSUL no projeto “Inclusão Digital e Cultura no Quilombo João Surá”. Nesse projeto foi viabilizado o acesso à internet para a comunidade. Os moradores foram se inserindo no mundo digital por meio de aulas e acompanhamento pedagógico, tendo por pressuposto a filosofia do software livre.
O vínculo estabelecido, através da execução dos projetos desenvolvidos possibilitou uma grande aproximação entre a comunidade e o coletivo, garantindo confiança e credibilidade aos participantes. Por meio de observações e diálogos com os quilombolas o grupo inteirou-se da necessidade de estimular a continuidade do modo de produção centenário realizado na comunidade e que no atual contexto vem sendo desvalorizado devido ao fácil acesso ao alimento industrializado.
O programa da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Universidade sem Fronteiras, abriu oportunidade para manter a parceria entre a UFPR e o Coletivo Soylocoporti, que resultou na elaboração do projeto Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Quilombola João Surá.
Justificativa
O projeto tem o intuito de promover o empreendedorismo social já existente na região, gerando maior articulação entre a CRESOL – Cooperativa de crédito solidário de Adrianópolis, Associação de Moradores do Quilombo de João Surá e seus consumidores finais.
Tendo em vista as carências de estímulo para a produção de subsistência sempre realizada pelos moradores da comunidade, que hoje compram em supermercados os produtos antes produzidos, colocando em risco o cultivo de técnicas centenárias e da auto-suficiência dos próprios moradores, esse trabalho justifica-se pela viabilidade econômico-financeira da comercialização dos produtos elaborados a partir do beneficiamento dos alimentos. Especialmente pelo fato do maior valor agregado que tais produtos vem conquistando no mercado, através da busca da sociedade por produtos agroecológicos.
Objetivo Geral
Promover a construção de uma casa de beneficiamento dos alimentos produzidos na comunidade João Surá na busca de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional e contribuir para a afirmação da identidade quilombola, auto-suficiência; da geração de renda de maneira sustentável e da permanência no território, com base nos princípios da agroecologia e economia solidária.
Objetivos Específicos:
Levantamento da Produção
-
- Elaboração do questionário;
- Aplicação do instrumento;
- Transcrição;
- Tabulação comparativa;
- Apresentação dos dados ( para o grupo );
- Análise de dados;
- Apresentação para a comunidade;
Planejamento da Produção
-
- Definição de produtos ( matéria prima );
- Levantamento de tecnologias e métodos de produção;
- Visitas técnicas ( agroindústrias e casa de farinha );
- Mapeamento das fases de produção;
- Levantamento de recursos necessários ( humanos,material );
- Destinação de resíduos;
- Manual de boas práticas de produção ( formação );
Construção da Casa
Planejar e construir, de forma participativa, uma casa de beneficiamento de produtos em João Surá que esteja adequada às normas ambientais e sanitárias vigentes.
-
- Planejamento da Produção
- Visitas técnicas ( Agro-indústrias e casas de farinha );
- Consultoria com profissionais para definição do projeto ( Local, Planta e Normas );
- Levantamento de recursos para a construção;
- Levantamento de preços;
- Busca de doações e parcerias;
- Construção
- Aquisição de Materiais e Equipamentos;
- Transporte de Materiais e equipamentos;
- Execução da Obra;
- Instalação do equipamentos;
- Planejamento da Produção
-
- Plano de Marketing
- Definição do modelo de negócio;
- Levantamento de mercado;
- Destinação dos produtos ( Transporte/Logística );
- Identidade Visual
- Definição da embalagem;
- Definição da marca;
- Plano de Marketing
Formação
-
- Teatro;
- Reuniões;
- Oficinas temáticas;
- Oficinas nas Escolas;
- Apresentação do Manual de Boas Práticas;