O Projeto

Institucional

Há três anos e meio o Coletivo Soylocoporti e alunos da UFPR vem atuando na Comunidade Quilombola de João Surá, inicialmente através de um projeto de extensão. Esse antigo projeto teve maior crescimento na parceria realizada a partir de dezembro de 2007 entre o Soylocoporti e a ELETROSUL no projeto “Inclusão Digital e Cultura no Quilombo João Surá”. Nesse projeto foi viabilizado o acesso à internet para a comunidade. Os moradores foram se inserindo no mundo digital por meio de aulas e acompanhamento pedagógico, tendo por pressuposto a filosofia do software livre.

O vínculo estabelecido, através da execução dos projetos desenvolvidos possibilitou uma grande aproximação entre a comunidade e o coletivo, garantindo confiança e credibilidade aos participantes. Por meio de observações e diálogos com os quilombolas o grupo inteirou-se da necessidade de estimular a continuidade do modo de produção centenário realizado na comunidade e que no atual contexto vem sendo desvalorizado devido ao fácil acesso ao alimento industrializado.

O programa da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Universidade sem Fronteiras, abriu oportunidade para manter a parceria entre a UFPR e o Coletivo Soylocoporti, que resultou na elaboração do projeto Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Quilombola João Surá.

Justificativa

O projeto tem o intuito de promover o empreendedorismo social já existente na região, gerando maior articulação entre a CRESOL – Cooperativa de crédito solidário de Adrianópolis, Associação de Moradores do Quilombo de João Surá e seus consumidores finais.

Tendo em vista as carências de estímulo para a produção de subsistência sempre realizada pelos moradores da comunidade, que hoje compram em supermercados os produtos antes produzidos,  colocando em risco o cultivo de técnicas centenárias e da auto-suficiência dos próprios moradores, esse trabalho justifica-se pela viabilidade econômico-financeira da comercialização dos produtos elaborados a partir do beneficiamento dos alimentos. Especialmente pelo fato do maior valor agregado que tais produtos vem conquistando no mercado, através da busca da sociedade por produtos agroecológicos.

Objetivo Geral

Promover a construção de uma casa de beneficiamento dos alimentos produzidos na comunidade João Surá na busca de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional e contribuir para a afirmação da identidade quilombola, auto-suficiência; da geração de renda de maneira sustentável e  da  permanência no território, com base nos princípios da agroecologia e economia solidária.

Objetivos Específicos:

Levantamento da Produção

Realizar levantamento participativo dos recursos naturais e da produção agropecuária da comunidade, para o diagnóstico da produção de alimentos e potencial produtivo, com o intuito de garantir matéria prima para a casa de beneficiamento.

    1. Elaboração do questionário;
    2. Aplicação do instrumento;
    3. Transcrição;
    4. Tabulação comparativa;
    5. Apresentação dos dados ( para o grupo );
    6. Análise de dados;
    7. Apresentação para a comunidade;

Planejamento da Produção

Planejar de forma participativa, todas as etapas do processo de produção e beneficiamento de alimentos.

    1. Definição de produtos ( matéria prima );
    2. Levantamento de tecnologias e métodos de produção;
    3. Visitas técnicas ( agroindústrias e casa de farinha );
    4. Mapeamento das fases de produção;
    5. Levantamento de recursos necessários ( humanos,material );
    6. Destinação de resíduos;
    7. Manual de boas práticas de produção ( formação );

Construção da Casa

Planejar e construir, de forma participativa, uma casa de beneficiamento de produtos em João Surá que esteja adequada às normas ambientais e sanitárias vigentes.

    1. Planejamento da Produção
      1. Visitas técnicas ( Agro-indústrias e casas de farinha );
      2. Consultoria com profissionais para definição do projeto ( Local, Planta e Normas );
      3. Levantamento de recursos para a construção;
      4. Levantamento de preços;
      5. Busca de doações e parcerias;
    2. Construção
      1. Aquisição de Materiais e Equipamentos;
      2. Transporte de Materiais e equipamentos;
      3. Execução da Obra;
      4. Instalação do equipamentos;
Comercialização
Realizar planejamento e organização de canais para comercialização local e regional, visando suprir as demandas internas e externas da comunidade.

    1. Plano de Marketing
      1. Definição do modelo de negócio;
      2. Levantamento de mercado;
      3. Destinação dos produtos ( Transporte/Logística );
    2. Identidade Visual
      1. Definição da embalagem;
      2. Definição da marca;

Formação

Apoiar propostas de educação formal e informal, para garantir a autonomia da comunidade frente a manutenção da casa de beneficiamento.

    1. Teatro;
    2. Reuniões;
    3. Oficinas temáticas;
    4. Oficinas nas Escolas;
    5. Apresentação do Manual de Boas Práticas;

Leave a Reply